Faça Sua Avaliação
Receba o Resultado no Celular

Diabetes e Obesidade, Qual a Relação?

Enquanto a Diabetes já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, a Obesidade já é considerada uma epidemia mundial. No Brasil, o número de pessoas pessoas acima do peso já chega a cerca de 75 milhões de acordo com a Sociedade de Endocrinologia e Metabologia. Dentro dessa marca um percentual de cerca de 15% são considerados obesos. E sofrem com as consequências desse problema. Mas qual a relação entre Diabetes e Obesidade?

Como Ocorre o Desenvolvimento da Diabetes na Obesidade?

Os fatores que levam ao aumento de peso e em consequência o sobrepeso, são também responsáveis por causar o diabetes. Sedentarismo e descuido com alimentação desencadeiam o desenvolvimento da obesidade. Dessa forma o corpo aumenta a produção de insulina, gerando assim resistência do organismo para este nutriente.

Para que o corpo produza energia, é necessário que a insulina seja absorvida pelas células. Quando há o acumulo de gordura, especialmente na zona abdominal (que também ocorre nos casos de obesidade oculta). A glicose deixa de ser enviada para os receptores dentro das células. Originando assim o diabetes tipo 2.,

Como Prevenir?

A melhor forma de prevenir tanto essas duas doenças, é a reeducação alimentar, e claro prática de exercícios físicos. Os riscos de desenvolver a Obesidade e suas consequências são menores. No entanto quando já adquiriu o chamado quadro de risco, todo cuidado é pouco. É necessário controlar os níveis de açúcar no corpo e também a alimentação.

Preencha nossa Avaliação Online!

  • Tags

  • Faça Sua Avaliação
    Receba o Resultado no Celular